A Sphere

2004 – 2005
2005
2007
2008
2011
2015
2017
2018
2021

2004 – 2005

Outubro 2004 a janeiro de 2005

Programa de formação da equipe docente, o marco inicial de um programa de desenvolvimento contínuo, um dos pilares de sustentação da proposta pedagógica Esfera.

 

2005

Primeiros alunos em turmas de maternal até a 3ª série do Ensino Fundamental. Conforme o planejado, a escola implementou, gradativamente, todas as séries até o Ensino Fundamental II.

2007

Realização do 1º Seminário Internacional Esfera. A última edição aconteceu em 2019.

2008

A escola se associa à rede PEA-UNESCO com o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cultura de paz, da consciência intercultural, dos direitos humanos e demais temas e objetivos globais da instituição.

2011

Conclusão da primeira turma de 9º Ano do Ensino Fundamental da Esfera em 2011 e obtenção da Certificação Internacional IB (International Baccaulareate) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – PYP (Primary Years Programme).

2015

A Esfera foi adquirida pelo Grupo SEB, que assegura, desde então, o compromisso coma manutenção do padrão de excelência da escola.

2017

Certificação MYP (Middle Years Programme) para o Ensino Fundamental II.

2018

Lançamento da franquia Sphere International School

2021

Nova Sede Av. Jorge Zarur, 650

OS POVOS DO PENSAMENTO

Por definição, Esfera vem do latim sphaera, e quer dizer “bola”. Podemos encontrar, ainda, várias definições para Esfera, como “qualquer corpo perfeitamente redondo”, “globo”, “representação da Terra” ou a Terra propriamente dita.

Por essência, a nossa Esfera gira em torno dos movimentos circulares que aproximam os povos do pensamento de integração entre as pessoas, por meio de uma educação com referências ampliadas. Esfera reflete o acreditar em cada um fazendo a diferença para um mundo melhor, com uma atuação pautada em valores de humanização, coletividade e em princípios do bem.

Com esse espírito, o nome Esfera foi escolhido. A logomarca reproduz essa simbologia, e, quando a imaginamos em movimento, podemos pensar na multiplicação de nossas ações positivas pelo mundo e na integração das pessoas que fazem a Esfera de todos nós.

PILARES ESFERA

NOSSA MISSÃO

Contribuir para a formação de cidadãos críticos, conhecedores e bons comunicadores, capazes de trabalhar colaborativamente e com mobilidade para interagir em contextos nacionais e internacionais. Para isso, oferecemos educação bilíngue de qualidade, com rigor acadêmico e foco no desenvolvimento da compreensão intercultural, possibilitando avanços contínuos na capacidade de criar soluções para diferentes situações do cotidiano e em benefício da coletividade.

NOSSA VISÃO

Aprender a aprender:

Busca permanente por desenvolvimento intelectual, físico, social e emocional.

Humanização:

Ética, respeito e transparência nas relações interpessoais.

Coletividade:

Colaboração, solidariedade e trabalho em equipe.

FUNDAMENTAÇÃO

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Projeto Pedagógico Esfera

International Baccalaureate (IB – PYP; IB – MYP)

UNESCO

METAS ACADÊMICAS

Ao final do Ensino Fundamental, os alunos devem ser capazes de:

CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS

Certificação Internacional reconhecida por rigor acadêmico na oferta curricular e formação para o desenvolvimento de mentalidade internacional.

O IB é uma fundação sem fins lucrativos que oferece três programas de educação internacional para alunos de 3 a 19 anos. Os programas visam ao desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional, assim como às habilidades de viver, aprender e trabalhar num mundo globalizado.

A Esfera Escola Internacional é certificada pelo IB e autorizada a oferecer o Primary Years Programme – PYP, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e o Middle Years Programme – MYP, para o Ensino Fundamental II.
Para mais informações sobre o IB e seus programas, clique aqui!

Integração entre temas de relevância local e global, de modo a ampliar as referências e as perspectivas dos alunos, como parte da formação diferenciada oferecida.

Como escola associada à UNESCO desde 2008, a ESFERA atua com o compromisso de disseminar a missão e os propósitos estabelecidos, em nível internacional, em acordo entre os países membros das Nações Unidas.

Ser escola associada à UNESCO implica numa parceria de trabalho pela formação de uma cultura de paz no mundo, de liberdade e igualdade à luz dos direitos humanos, da sustentabilidade planetária e do trabalho socialmente responsável.

A escola trabalha diversos projetos com todas as séries e segmentos, incluindo os temas dos anos internacionais estabelecidos pela UNESCO, e outros projetos envolvendo consciência intercultural, cidadania e direitos humanos.
www.peaunesco.com.br

Certificação em Língua Inglesa com reconhecimento internacional, a partir do 3o. ano do EF.

www.cambridgeesol.org

Certificação de proficiência em Língua Espanhola com reconhecimento internacional, para alunos ao final do EF II, no 9o. Ano.

ESTRUTURA FÍSICA

Ambientes a serviço da aprendizagem.